quinta-feira, 11 de março de 2010

A Importância do Adestramento


O adestrador de cães é normalmente conhecido pelas pessoas como um profissional que “ensina” o cão hiperativo e agressivo a tornar-se mais “sociável e obediente aos comandos verbais vindos de seu dono. Porém muitos outros aspectos são relevantes na contratação de um adestrador, dentre eles os possíveis “vícios” que estes animais adquirem com o tempo, como: xixi fora do local, pular nas pessoas, morder objetos que vêem pela frente, sair em disparada nos passeios, entre tantos outros, sendo que tudo isso independe do cão ser “bravo” ou não.

Muitas pessoas procuram os serviços de adestrador quando o animal começa a ter comportamentos inadequados ou agressivos mas o correto é procurar adestrar seu cãozinho nos primeiros meses de vida, mesmo não tendo ocorrido qualquer “anormalidade”.

Essa resenha, tem o propósito de orientá-lo sobre alguns aspectos relevantes, como segue abaixo:

Ao adquirir um cão as pessoas devem ficar atentas a vários aspectos, como: a idoneidade do criador e, sendo de particular, o comportamento que o cãozinho tem (se é muito agitado...). O pedigree é de muita importância, pois ele atesta a origem do animal que você está adquirindo.

Outro aspecto muito importante antes da aquisição é a raça pois, dependendo do ambiente em que ele for conviver, fará muita diferença nos anos em que você e sua família irão conviver junto ao animal. Para saber de algum comportamento que a espécie tem seria interessante consultar um adestrador, ele seria também um profissional apto para sua orientação.

Nunca confunda medo com submissão. Um cão com medo, até por sua natural defesa, pode atacar indiscriminadamente pessoas ou até mesmo seu próprio dono. O adestrador desenvolve um trabalho com o cão para a sua submissão, ou seja, cria comandos de voz e gestos sem agredi-lo.

Algumas pessoas agem e pensam que o cão é como as pessoas, isso gera, na maioria das vezes, uma série de problemas psicológicos junto ao animal.

É muito importante salientar que amarmos nossos animais não significa deixar que eles façam o que bem entendem. Não pense que o cão nos vê como seu “amigo”, deixando-o agir como quer, pelo contrário, ele nos vê como sua “matilha” e nos põe à prova a todo instante sobre quem é o “chefe” dessa matilha.

No momento em que o cão sentir que está sendo o “chefe” da matilha, que ele tem o que quer através de seus “choros” e outros artifícios que usa (e os cães são mestres nisso), com certeza você é que será submisso às suas vontades, o que certamente irá entrar em confronto com seus hábitos do dia-a-dia e dessa forma, muitas vezes, você acabará achando que seu cão é um “chato”.

Da mesma forma que nossos filhos vão à escola para aprender, é aconselhável que o cão seja treinado por um adestrador, onde esse profissional especializado poderá, além de treinar o animal, lhe passar orientações do dia-a-dia para uma convivência amistosa e prazerosa para ambos.

O adestramento é sempre baseado em cima de uma matilha de cães. Para que possamos treinar um cão temos que primeiro entender o mundo canino, saber realmente o que um cão precisa para ser feliz. Nós seres humanos temos em nossa natureza os sentimentos e assim passamos a humanizar os animais, enquanto os animais não usam de sentimentos. Os cães não nos enxergam como papai ou mamãe e sim como alguém de seu grupo, nós enxergamos os nossos cães como nossos filhos, o bebê da casa e passamos a tratá-los como gente, dando-lhes o que imaginamos que seria o melhor para eles e é ai exatamente aonde está o grande problema! Fazemos o que gostamos e que achamos que é certo, mas será que estamos fazendo nossos cães felizes? Com certeza não! Apenas estamos satisfazendo nosso ego. Quando usamos de sentimentos para com os cães, estamos tirando deles a natureza e passamos a levá-los a um mundo desconhecido e assim confundindo-os. Os sentimentos para eles são como energia fraca ex: medo, excesso de cuidado, nervosismo, insegurança,

Os cães precisam mais de um líder do que de um dono. Observando uma matilha verificamos que dentro dela existe uma hierarquia, onde o líder lidera todo o grupo ex: o líder numa caminhada anda na frente e ninguém se atreve a passar, o líder come primeiro, o que sobrar é do bando, o grupo só para ou faz xixi quando o líder permite, está em sua natureza seguir e receber ordens de um líder, isso não quer dizer, entretanto, que você não pode dar amor e carinho, você pode! Mas primeiro você precisa ser seu líder e assim com certeza você será o seu “melhor amigo”.

:

Nenhum comentário:

Postar um comentário